O desenho

Winx Club (conhecido no Brasil como O Clube das Winx e em Portugal como Clube Winx) é um desenho animado italiano de 2004 criado por Iginio Straffi e produzido pela Rainbow S.P.A. Os cento e quatro episódios da série são feitos para crianças entre as idades de 6 anos a 16 anos e teve uma linha internacional de brinquedos, livros, roupas, DVDs e um filme. Em 2009, As Winx retornarão com sua 4ª temporada, uma temporada bem diferente das outras, renovando a série. Também, na 4ª temporada a nova personagem, Roxy, entra na saga do Clube das Winx. A produção da 5ª temporada da série já começou.
Em 2007, o primeiro filme do desenho foi lançado nos cinemas, com o nome Winx Club - Il Segreto Del Regno Perduto (Winx Club - O Segredo do Reino Perdido). O filme foi lançado em 2008 em Portugal, e em 2012 o canal Nickelodeon vai trazer o filme para o Brasil. O segundo filme estreou dia 29 de outubro de 2010, diversos países, em Portugal foi a 31 de março de 2011, e no Brasil em 2012.
No Brasil, a série foi exibida no Cartoon Network, Boomerang e SBT. Atualmente está sendo exibida no canal de TV a cabo Nickelodeon. Em Portugal, é exibido pelo Canal Panda e pela TVI. Os especiais foram dublados na AudioNews, e o resto do desenho também será lá.



1ª temporada
Uma menina normal do planeta Terra, Bloom, vive uma vida perfeitamente normal na cidade de Gardenia até encontrar Stella, uma princesa do planeta Solaria, que está num cerco. Por ajudar Stella, Bloom descobre os seus poderes mágicos. Stella convida Bloom a ir para Alfea, a melhor e única escola para fadas de toda a Dimensão Mágica. Em Alfea, Bloom forma O Clube das Winx, cujos membros são suas quatro amigas e suas companheiras de quarto: Stella, Musa, Tecna e Flora. Depois na série, encontram e passam a ser amigas dos especialistas: Brandon, Riven, Timmy, e Sky. Os especialistas (chamados heróis na versão 4Kids) irão também tornar-se os interesses amorosos das meninas. Elas irão também encontrar inimigos, um trio de bruxas nomeadas Trix Icy, Darcy e Stormy. As Trix são bruxas de Torre Nebulosa, uma escola para bruxas tão difícil quanto Alfea, na busca pela Chama do Dragão (chamada Fogo do Dragão na versão 4Kids) supondo que estava no anel mágico de Stella. O desespero das Trix por encontrar a chama do anel levou para muitos encontros e lutas com as Winx. Bloom também começa a aprender os segredos do seu planeta natal Domino, parentes e poderes. Bloom vê nos seus sonhos uma ninfa chamada Daphne(sua irmã). Bloom acaba a descobrir que foi encontrada por seus pais terrestres no meio de um incêndio e eles a adotaram. As Trix descobrem que quem guarda a Chama do Dragão é a Bloom. Roubam-na de Bloom e despertam o exército das trevas, para dominarem Magix. As Winx tentam recuperar a Chama do Dragão a qualquer custo. Bloom descobre que é princesa de Domino, o Reino que o grande dragão escolheu para descansar depois de criar a Dimensão Mágica, que antes de morrer enviou a Bloom para um planeta em que quase não existia mágia, a Terra. Bloom acredita em si e recupera seus poderes. Todas as escolas mágicas juntam-se contra as Trix. Bloom derrota Icy enquanto Stella, Flora, Tecna e Musa derrotam Darcy e Stormy. As Trix são presas na Rocha de Luz após suas derrotas.
2ª temporada
Depois das férias de verão, as Winx retornam para Alfea para começar o segundo ano. Conhecem uma nova fada, Layla, que pede a ajuda delas para resgatar as pixies, as amigas delas que estão sequestradas por Lord Darkar, a Fênix Negra das Sombras. Darkar quer encontrar onde a Aldeia das pixies para obter um Codex, que na verdade são 4 (cujas peças estão na Aldeias das Pixies, Fonte Rubra, Torre Nebulosa e Alfea). Essas peças abrem um portal até o Relix onde se encontra o poder para controlar a Dimensão Mágica. As Trix também são libertadas de Rocha de Luz por Lord Darkar e decidem lutar ao lado dele. Após salvar as pixies com a ajuda de um cavalheiro misterioso, as Winx voltam para Alfea e encontram Avallon, o cavalheiro misterioso, como seu novo professor. As Winx também encontram outro especialista, Helia, que tem um interesse romântico em Flora. Depois das Trix roubarem o segundo Codex, Bloom é enfeitiçada, e torna-se Dark Bloom e ajuda Darkar a roubar o Codex de Alfea. Após isso, Avallon consegue tirar a Bloom do feitiço. Após consguir as 4 partes do Codex, Darkar descobre que precisa unir os seus poderes(A Fênix Negra), com os poderes da Chama do Dragão e precisará usar Bloom para abrir o portal dos Relix, as Winx coseguem um novo poder, o Charmix. As fadas descobrem tarde demais que Avallon é um espião de Darkar, com a chegada do verdadeiro professor Avallon. O espião sequestra Bloom, e Darkar a transforma novamente em Dark Bloom. As outras Winx e os especialistas vão atrás de Bloom no castelo subterrâneo de Darkar. Darkar livra-se das Trix, que por vingança, se revoltam contra ele. Quando Dark Bloom alcança o poder máximo no reino do Relix, Sky declara o seu amor e faz com que Bloom volte ao normal. As Winx unem seus poderes do Charmix e destroem Lord Darkar. Na versão especial da Nick Lord Darkar só precisa do Codex que está escondido na aldeia das pixies e do poder da Chama do Dragão para alcançar o Relix.
3ª temporada
Tudo começa com o baile da princesa de Stella uma festa para uma princesa entrar na corte real- no entanto ocorrerão problemas com o pai dela. Depois de serem banidas para a Dimensão Ômega, as Trix libertam Valtor, um feitiçeiro misterioso, que quer se tornar o maior feiticeiro da Dimensão Mágica. Então começa a roubar os poderes dos reinos Mágicos. Começam pela Dimensão Ômega e põe em risco Andros, o reino de Layla. Layla parte para Andros para ajudar a combater o Valtor. Enquanto isso, Stella volta a Solaria com Bloom pois o seu pai vai dar uma festa em sua homenagem. Chegando a Solaria, Stella depara-se com a Condessa Cassandra e a filha Chimera, que pretendem tomar o poder e governar Solaria. Para conseguirem isso, aliam-se a Valtor. Cassandra leva Valtor até a torre do poder do Sol e ele absorve a energia. Na festa de Stella, Chimera a transforma em um mostro, mas Brandon com a ajuda das Winx, quebra o feitiço no 4 episódio. As Winx, menos Stella, partem para Andros para ajudar Layla. Valtor tem uma sensação estranha em relação a Bloom. No meio da batalha com as Trix, Bloom cai no Lago e Valtor a salva. Valtor acaba lutando com Layla, e deixa Layla cega. Layla salva a Rainha das Sereias e ganha seu Enchantix. Com os novos poderes cura-se da cegueira obscura obtida por Valtor. Ocorre um Baile em Eraklyon, mas a princesa Diaspro com a ajuda de Valtor enfeitiça Sky e faz Sky lutar contra as Winx. Sky magoa Bloom, Stella salva o seu pai e ganha o seu Enchantix. Com seus poderes das Enchantix, Stella volta a Eraklyon e liberta Sky do feitiço, mas as Winx partem deixando Sky para trás. Bloom descobre que Valtor também possui a Chama do Dragão e que Faragonda fazia parte da companhia da Luz que lutou contra Valtor. Valtor domina Torre Nebulosa, ataca Alfea e luta contra Faragonda, transformando-a em uma árvore. Musa salva Galatéa, a Princesa de Melody de um incêndio das Trix e ganha seu Enchantix. As Winx vão até o reino de Flora procurar uma cura para Faragonda e lá lutam contra as Trix. Flora salva a sua irmãzinha Miele e ganha o seu Enchantix.
O Portal de Ômega está prestes a destruir Andros, e as Winx vão até lá. Tecna sacrifica-se e deseparece na Dimensão Ômega, mas antes consegue a transformação Enchantix. As Winx vão até Torre Nebulosa lutar com Valtor mas não conseguem vencê-lo. Valtor mente a Bloom que matou os pais dela, para irrita-la. Bloom vai até a Ilha dos Dragões para se tornar mais forte e valente. Valtor manda as Trix destruí-la. Ao lutar contra as Trix, Bloom supera toda fúria contra Valtor ficando calma e libera o seu Enchantix. Bloom reencontra Sky e vão até Ômega se encontrar com as Winx, os especialistas e Tecna. As winx libertam Solaria. As Trix abandonam Valtor e acabam presas em Rocha de Luz. As Winx vão lutar com Valtor para salvar os especialistas. Bloom luta contra ele usando o pó mágico. Valtor é derrotado. A 3º temporada foi uma das que mais extourou de sucesso do Clube das Winx por causa da nova transformação, o Enchantix, e o vilão misterioso Valtor, um bruxo superpoderoso que vira o interesse amoroso das Trix.
4ª temporada
Após a graduação das Winx em Alfea, são convidadas para serem professoras em Alfea. Faragonda mostra as Winx o salão dos encantamentos. Bloom descobre uma sala secreta onde estão os retratos dos inimigos de Magix: Lord Darkar, Valtor e as Trix. Faragonda diz as Winx que há uma transformação além do Enchantix. O Believix é a nova transformação na 4º temporada, onde as asas das fadas são mais potentes. Quando uma fada ganha seu Believix, passam a ter a habilidade de fazer alguém acreditar em magia. Os Feitiçeiros Do Círculo Negro Ogron, Gantlos, Duman e Anagan, que são os novos vilões nessa temporada, querem encontrar a última fada da Terra. Atacam Bloom, mas descobrem que ela não é quem eles procuram. As Winx descobrem que Roxy e a última fada da Terra, mas os caçadores vão até a Terra pega-la. Roxy acredita nas Winx, isso faz com que todas ganhem seu Believix. Mas o objetivo dos novos vilões muda com o passar dos episódios, para o Círculo Branco, um anel mágico em que as fadas da Terra foram presas muitos séculos. Roxy ganha sua transformação Fada Moderna em uma luta com os bruxos. Essa temporada se passa praticamente toda em Gardenia. Uma das curiosidades é que as Winx criam peluches mágicos, e passam a vendê-los numa loja em Gardenia a Love and Pet que em português significa: Amor e Pet. Outra curiosidade é a aproximação dos especialistas com as Winx e Mitzi acaba intressada por Brandon. Uma última curiosidade é o fato de Roxy não se tornar uma das Winx apesar de se aproximar principalmente de Bloom, pelo fato das duas terem histórias parecidas. Esta é a única temporada do show em qual as Trix não estão presentes.
5ª temporada
Estréia confirmada para o Outono de 2012, a nova temporada das Winx será totalmente focada ao mar. As Trix se unirão ao grande vilão Tritannus e juntos eles vão colocar as Winx em uma nova jornada. A nova temporada será um misto entre 2D e 3D (o 3D será utilizado somente para a dimensão das águas onde está situado o Tritannus). A sinopse ainda não foi divulgada, mas segue o rumor abaixo:
Tritannus é um antigo guerreiro da perdida Cidade de Atlantis. Para trazer Atlantis de volta e governar os mundos mágicos, ele precisa das Estrelas de Água, que estão em poder das Winx. Mas se Atlantis voltar, o equilíbrio do mundo mágico se perde, por isso as Winx tem de detê-lo. As Trix são usadas por Tritannus para pegar as Estrelas de Água, mais não são traídas e abandonadas como foram por Lord Darkar e Valtor. A nova transformação é o Sirenix, onde as fadas ficam mais resistentes e podem respirar debaixo d’água. Elas não viram sereias, apenas suas asas ganham grande capacidade aquática e elas podem usar os seus poderes debaixo de água. As Trix ganham colares especiais de Tritanus chamado Collarus eles fazem com que elas possam respirar debaixo de água, as tornando mais poderosas.
6ª temporada
A sexta temporada só foi confirmada pela Viacom Studios. Mas ainda não foi dito nada a respeito dos acontecimentos. Alías depois da 5ª temporada teremos o terceiro filme.